Tomilho, O Óleo Essencial da Coragem
tomilho

Tomilho, O Óleo Essencial da Coragem

TOMILHO (Thymus vulgaris) – O ÓLEO ESSENCIAL DA CORAGEM

Virada do ano significa para muitas pessoas nostalgia, ansiedade, esperança e também festa, dança e bebidas por muitas horas. Mas quando a rotina cansativa ou a idade pesam, pode ser difícil dar conta de tanta diversão.

Um aliado poderoso certamente é o óleo essencial de tomilho, um estimulante do sistema nervoso, que age como um revigorante e combate as sensações de cansaço, fadiga e depressão,  doença muito comum no mês de dezembro, por conta da pressão que as pessoas sentem para serem felizes nesta época de festas e planos.

Um exemplo disso é procurar pela palavra “depressão” no Google Trends e verificar o fato de que as buscas por esse termos são muito menores nos finais de ano.

Por proporcionar um efeito de vitalidade e energia, o tomilho é considerado por muitos o óleo essencial da coragem. Os efeitos na mente são o controle do medo, força e visão. Os romanos e gregos, costumavam fazer uso do tomilho antes das batalhas para que pudessem ter mais coragem e bravura. O tomilho era usado pelos muçulmanos para fumigar casas, quando as pessoas podiam pagar, resina sagrada de olíbano era acrescentado.

tomilho

Seu nome científico é Thymus vulgaris. A palavra Thymus, como se pode deduzir por sua história, vem do latim “coragem”. O tomilho é nativo do  oeste da Europa até o sudeste da Itália e pertence a família das Lamiáceas, é um subarbusto que apresenta folhas pequenas, lineares ou lanceoladas, e flores róseas ou esbranquiçadas.

Atualmente é muito conhecido por conta do seu uso como tempero. Por se tratar de uma planta com sabor muito agradável, é amplamente utilizada na culinária. Combina muito bem com carnes cozidas e molhos.

Seu cultivo fácil ajuda na popularidade desta planta, que requer pouco cuidado e prefere terrenos secos. O melhor período para plantação é na primavera. A planta gosta de sol e resiste muito bem a tempo seco. Fique atento, pois o excesso de água pode causar a morte da planta.

O tomilho é ainda uma excelente planta medicinal e também é um bom estimulante para o sistema digestivo, usados preferencialmente por pessoas que possuem digestão lenta. É ainda um antisséptico intestinal, valioso em infecções gástricas, e pode ser usado para expelir vermes, como lombrigas, tênias e oxiúros.

Outro uso tradicional do tomilho é para tratar resfriados, tosse e dor de garganta, por ser um excelente expectorante, valioso para todo tipo de infecção respiratória, assim como é bem eficaz contra infecções bucais e de garganta.

O óleo essencial de Tomilho possui pelo menos 2 quimiotipos bem definidos terapeuticamente, Tomilho QT timol e Tomilho QT linalol, mas possui outros quimiotipos também.

tomilho

Propriedades terapêuticas Tomilho QT Timol

  • Bronquite, sinusite, pneumonia ++++
  • Disenteria, diarréias infecciosas, amebíase ++++
  • Parasitas cutâneos (sarna, impingem) +++
  • Micoses +++
  • Estomatite, gengivite, amigdalite ++++
  • Infecções ginecológicas e urológicas +++
  • Fadigas nervosas e cerebrais, depressão ++

Este é um óleo essencial com potencial dermocaustico forte e não deve ser usado puro sobre a pele. A proporção recomendada por aromaterapeutas franceses é de 1 gota de OE Tomilho QT timol em 6 gotas de óleo vegetal de Avelã para problemas de infecções na pele. Para uso interno é recomendado consultar um aromaterapeuta profissional, mas deve ser feito preferencialmente em cápsulas. Não  é recomendado em nenhum momento da gestação ou lactação.

Quer saber como tratar mais de 30 doenças diferentes com apenas 4 Óleos Essenciais? Clique aqui!

 

Fechar Menu