Pode usar óleo na pele e tomar sol?

Pode usar óleo na pele e tomar sol?

Posso tomar sol depois de usar óleos essenciais?

O verão está chegando e é natural que iniciantes na Aromaterapia fiquem com dúvidas quanto aos óleos essenciais que não podem ser usados na pele antes da exposição ao sol.

Existem alguns óleos essenciais que não podem ser usados na pele antes da exposição solar por causa do risco de fototoxicidade.

Isso acontece porque esses óleos essenciais têm na sua composição substâncias chamadas de furano cumarinas. Elas em contato com o sol podem queimar a pele e até mesmo iniciar um processo cancerígeno.

As furano cumarinas estão especialmente presentes nos óleos essenciais cítricos extraídos por prensagem. Mas existem outros óleos essenciais destilados que também são fotototóxicos.

Caso você use algum desses óleos essenciais na pele, é muito importante que você não tome sol nas próximas 12 horas. Além disso, se tiver uma pele muito clara, alérgica ou albinismo, a recomendação é esperar 24 horas para expor a pele ao sol.

Sempre mantenha a atenção, porque dependendo da predisposição genética do indivíduo as queimaduras causadas podem ser muito graves. Vale ressaltar que existem óleos essenciais cítricos livres de furo cumarinas, isso virá especificado no rótulo do produto.

Aqui estão os principais óleos essenciais contraindicados para exposição solar: Limão, Laranja, Bergamota, Mandarina, Grapefruit e Arruda.

Portanto, um bom aromaterapeuta além de saber o que fazer, deve saber o que não fazer. Pois isso previne acidentes e assim a própria reputação profissional.

Aprenda mais no e-book gratuito O Guia Completo da Aromaterapia!

Fechar Menu