Benefícios do Óleo Essencial de Camomila Alemã

Benefícios do Óleo Essencial de Camomila Alemã

A Camomila é uma planta da família ASTERACEAE e é uma das ervas mais utilizadas em todo o mundo.

Na mitologia Germânica e Nórdica, ela faz parte das nove plantas sagradas que o Deus do céu, Odin, deu aos seres humanos.

Seu nome botânico, Matricaria recutita, vem do latim MATRI e significa “mãe”, porque ela era principalmente empregada para tratar o que se chamava “doenças das mulheres”.

É conhecida pelas suas pequenas flores brancas que lembram margaridas. Sua principal característica é seu aroma intenso e doce, capaz de perfumar grandes ambientes. Nativa da Europa e da Ásia, ela se adapta a todos os países de clima temperado.

É importante não confundir a Camomila Alemã com a Camomila Romana, pois seus óleos essenciais possuem propriedades terapêuticas diferentes.

A Camomila Alemã também é referida como Camomila Azul, por causa da presença da substância camazuleno, o que torna seu óleo essencial de cor azulada.

É muito raro um óleo essencial possuir a cor azulada, além da Camomila Alemã temos o Tanaceto e o Milefólio.

Em geral, é necessária 1 tonelada de flores de Camomila Alemã secas para se obter 1 litro de óleo essencial. Dá pra imaginar quantas flores são necessárias?

Esse óleo essencial é extremamente poderoso para inflamações, alergias, coceiras e para distúrbios femininos, como menopausa e menstruação irregular.

Quando utilizar o óleo essencial de Camomila Alemã?

É indicado para condições de:

  • Ansiedade, estresse e insônia;
  • Traumas emocionais, como abusos sexuais;
  • Problemas digestivos;
  • Infecção urinária;
  • Ajuda na menstruação dolorosa ou pouca menstruação;
  • Alergias e picadas de insetos;
  • Dermatite, psoríase e rosácea;
  • Cicatrização e pequenas feridas.

Na cosmética, é utilizado para rejuvenescimento da pele, ajudando inclusive a evitar o amarelamento de cabelos brancos que vem com a idade.

Ele pode ser utilizado em concentrações entre 1 a 5% e é óleo extremamente eficaz para a maior parte das doenças de pele.

Quer aprender como tratar mais de 30 doenças com apenas 4 óleos essenciais? Participe da nossa palestra gratuita!

Fechar Menu