O Cérebro Emocional

O Cérebro Emocional

Cérebro e as emoções: qual a relação?

Muitas pessoas não sabem a diferença entre os sentimentos e as emoções. Mas veja só:

– Sentimentos: são reações fisiológicas que você tem em relação a determinados acontecimentos;
– Emoções: são processamentos cerebrais que fazem com que você interprete esses acontecimentos.

Então, se você sente ciúmes ou medo, você vai sentir esse sentimento em alguma parte do seu corpo. Porém, a reação mental que você vai ter a isso é o que compõe suas emoções.

Quando as informações do mundo chegam no seu cérebro, elas passam por um conjunto de estruturas que compõem o Sistema Límbico, que eu também chamo de Cérebro Emocional.

No Sistema Límbico estão estruturas importantíssimas que processam as emoções e as memórias. Ou seja, qualquer trauma de infância ou ao longo da sua vida que seja uma memória emocionalmente carregada está armazenada nesse sistema.

Por que isso é importante na minha vida?

Os óleos essenciais são tipos de substâncias que mais diretamente atingem o Sistema Límbico equilibrando-o.
Quando você inala um óleo essencial, ela passa diretamente através das estruturas do Sistema Olfativo e chega diretamente nas estruturas do Sistema Límbico. Assim, quando você sente um cheiro de óleo essencial e ele é agradável, consequentemente vai equilibrar suas emoções.

Outra coisa muito interessante que a ciência descobriu recentemente é que no nosso Sistema Olfativo, há produção contínua de novos neurônios, algo que até então era duvidado pela ciência.

Com a relação que existe entre os sistemas Olfativo e Límbico e a produção de neurônios no Sistema Olfativo, à medida que a Aromaterapia é utilizada, as informações são renovadas e traumas emocionais são reconfigurados.

Por isso, os óleos são fortes e eficazes para equilibrar as emoções e os efeitos que eles têm no nosso cérebro e organismo com um todo é duradouro. Por definição, todos os óleos essenciais pelo menos conversam com o Sistema Límbico, com o Cérebro Emocional. Portanto, no mínimo, eles vão promover algum tipo de mudança, indicadas como positivas, por estudos.

Para aprender ainda mais sobre Aromaterapia, baixe nosso e-book gratuito aqui.

Para saber se um óleo essencial é puro, clique aqui.

Fechar Menu