Como são extraídos os Óleos Essenciais? Parte 1

Como são extraídos os Óleos Essenciais? Parte 1

Há várias maneiras de se extrair os óleos essenciais das plantas, sendo a mais comum a destilação por arraste a vapor. Antigamente, raramente se conseguia extrair os óleos puros devido às técnicas serem muito arcaicas.

Os métodos de extração podem alterar dramaticamente a composição do óleo essencial, sendo assim é necessário saber com clareza qual foi o método utilizado. 

De acordo com a Organização de Padronização Internacional (ISO) os óleos essenciais são obtidos através de hidrodestilação, destilação a vapor ou através de prensagem no caso dos cítricos.  

A destilação é o método mais comum de extração de óleos essenciais. Geralmente, se emprega esta técnica para extrair óleos de folhas e ervas, mas nem sempre é a melhor opção na extração de partes sensíveis como as flores.

O Jasmim é um exemplo que pode perder o seu aromas devido a degradação dos seus princípios ativos pela alta temperatura empregada na destilação.

Na hidrodestilação, a planta é colocada juntamente com a água, e na destilação por arraste a vapor a água e a planta são colocadas em recipientes separados.

Ao aquecer a água, a alta temperatura do vapor rompe as estruturas da planta onde estão armazenados os óleos essenciais.

À medida que isso acontece, o óleo essencial evapora junto com o vapor d’água através de um tubo até chegar em uma serpentina resfriada, onde então o óleo essencial condensa junto com vapor d’água caindo em um recipiente.

Como o óleo essencial não se mistura na água ele fica na parte superior do recipiente de onde é facilmente retirado.

No caso dos cítricos, como Limão e Laranja, o óleo essencial está na casca do fruto e é extraído através de prensagem. Dessa forma, também se aproveita a polpa na indústria alimentícia.

Existem outras formas de extração?

Existem algumas outras formas de extração que são capazes de extrair substâncias de óleos essenciais, mas que oficialmente não são considerados óleos essenciais, como é o caso dos Extrato por CO2, os Absolutos e os Attares.

Quer aprender ainda mais sobre Aromaterapia? Baixe o e-book gratuito O Guia Completo da Aromaterapia!

Fechar Menu