Breu Branco: O que é e Como Utilizar
breu-branco-resina
André Ferraz

André Ferraz

Breu Branco: O que é e Como Utilizar

Veja tudo sobre o breu branco, saiba como usar e conheça todos os seus benefícios.

Com um cheirinho muito agradável e fresco, o Breu Branco é uma resina é conhecida e utilizada na fabricação de sabonetes, perfumaria e em Óleos Essenciais. Originária da nossa Floresta Amazônica, a substância possui muitas propriedades benéficas para o organismo humano e por isso é muito usada na Aromaterapia. 

Anti-inflamatório, analgésico, cicatrizante e estimulante, esses são alguns dos benefícios do uso da resina do Breu Branco. Porém, muitas pessoas ainda não conhecem ou possuem dúvidas sobre os usos e impactos que ela traz. Se você está entre essas pessoas continue a leitura, pois nós preparamos este post especialmente para tratar sobre o Breu Branco! Vamos lá?!

O que é Breu?

O Breu é uma resina vegetal extraída de uma árvore nativa, que pode chegar a 20 metros de altura, da Floresta Amazônica. A extração é realizada do tronco da planta, por meio de um corte, de onde o óleo sai e, em contato com ar, se torna denso. 

Pesquisas científicas comprovam sua eficácia como produto medicinal, principalmente na Aromaterapia, no tratamento de doenças como asma, bronquite, além de combater problemas de memória, melhorar a concentração e relaxamento.

Breu significado

Muitas pessoas se perguntam sobre o significado do nome “Breu”. Pensando nisso, resolvemos sanar essa dúvida. Na química, conforme o Dicionário Porto Editora,  Breu significa resíduo sólido, negro ou muito escuro, que vem da destilação das resinas, dos petróleos, entre outros. Assim, fica mais fácil de compreender, afinal a resina líquida é retirada da árvore e com o ar se torna sólida, por isso, Breu Branco.

Protium Heptaphyllum (Breu Branco Planta)

Você já sabe que o Breu Branco é extraído de uma árvore nativa da Amazônia. Essa planta é a Protium Heptaphyllum, também conhecida como Almecegueira ou, popularmente, como Breu Branco. Sua floração ocorre entre os meses de agosto e setembro e sua ambientação é tendencialmente em solos secos ou úmidos, com textura arenosa. Porém, a espécie tolera e cresce, também, em terrenos alagados.

Além da extração da resina, essa árvore também é usada na construção civil, marcenaria, tornearia e, ainda, há algumas pessoas que comercializam as suas sementes. Os pássaros, também, são grandes apreciadores da planta do Breu Branco, buscando o arilo doce (cobertura) que envolve as sementes.

Breu para que serve?

Considerada sagrada por alguns ribeirinhos e indígenas da região amazônica, a resina do Breu possui muitas funções. Ela é utilizada em obras, em carpintaria e em tratamentos naturais como descongestionante nasal, relaxante muscular, anti-inflamatório e para o alívio de dores e reumatismo. 

Porém, os usos dessa substância não param por aí! O Breu, também, serve como repelente natural e é utilizado por muitos músicos em seus instrumentos, principalmente os de arco e corda, como o violino, para ter mais aderência. São muitas utilidades, não é mesmo?!

Pedra de Breu

Por ser extraído de forma líquida, pode parecer estranho muitas pessoas comercializarem a pedra de Breu. Porém, como mencionado anteriormente neste artigo, um processo de petrificação acontece quando o óleo-resina entra em contato com o ar.

O processo de endurecimento é bem simples e funciona da seguinte maneira: a coleta acontece no tronco e, em alguns casos quando possível, do chão, de forma manual onde um corte é feito. Da fenda aberta, sai o óleo que ao ter contato com o ar começa a endurecer e, assim, inicia o processo. 

Para quem busca, justamente, a pedra de Breu, o indicado é que após a coleta ele seja colocado para secar mais e, só depois, embalado. 

Com essa consistência, a pedra de Breu é usada por muitas pessoas para afastar insetos, quando uma fogueira é realizada, e há quem, ainda, misture com os alimentos para tratamento de algumas doenças.

Agora, se você está pensando como usar essa substância em tratamentos naturais de doenças, continue a leitura! Nós logo te explicamos como pode ser utilizada na Aromaterapia!

Tipos de Breu

Você sabia que existem diferentes tipos de Breu? É verdade! Além das diferentes formas, o Breu pode ter cores distinta, conforme a região e a espécie da árvore de onde é extraída. Para te ajudar a saber qual a mais indicada para você, nós te explicamos sobre elas. Confira:

Breu Branco

O Breu Branco é um dos tipos mais conhecidos e mais usados na indústria. Além de todos os benefícios que já vimos, da planta é extraído o óleo-resina amorfa, que pode ser usado na fabricação de certos tipos de materiais de construção. 

Para quem deseja comprar esse produto em sua forma natural, ele é mais facilmente encontrado na região Norte do Brasil. Porém, o Breu Branco industrializado pode ser encontrado em lojas especializadas, em farmácias ou, até mesmo, lojas de música.

Breu branco para que serve

Depois de aprender tanto sobre o Breu Branco, você deve estar se perguntando para que ele realmente serve. Como mostramos anteriormente, da planta se extrai o óleo-resina que possui múltiplas funcionalidades. Pela indústria, ele pode ser usado na fabricação de  vernizes, tintas e para vedar canoas. Também, é usado na produção de perfumes e outros tipos de cosméticos, além de ser repelente para insetos. 

Há, ainda, algumas pessoas, que o usam para iniciar fogueiras. E, não podemos esquecer de mencionar os benefícios do Óleo Essencial de Breu Branco. Ele é muito usado na Aromaterapia e proporciona muitos benefícios para os tratamentos naturais de algumas doenças, como o AVC. Se você quer saber exatamente como ele é usado na saúde e os seus benefícios, continue a leitura. Nós preparamos um tópico especial com dicas de como usá-lo!

Breu Escuro

O Breu Escuro ou, como também é conhecido, Breu Preto é extraído da mesma forma e possui as mesmas propriedades do Breu Branco. A diferença  se dá pela cor da resina colhida que pode mudar de árvore para árvore ou conforme a espécie da planta.

O uso da madeira da árvore e do óleo essencial são muito parecidos com o Breu Branco. O Óleo Essencial de Breu Preto é benéfico como expectorante, anti séptico, anti-inflamatório, cicatrizante, ajuda no aumento da imunidade, além de ser uma ótimo para meditação e purificador energético. 

Breu Amarelo

Entre as colorações do Breu, está o amarelo, podendo ser mais claro ou mais escuro, conforme a época de colheita, precipitação de chuva e espécie da planta. Segundo estudos, eles possuem as mesmas qualidades medicinais dos demais tipos de Breu. Assim, são podem ser usados para as mesmas finalidades, como estética, na perfumaria e cosméticos, ou em óleos essenciais.

Como o procedimento para extração da resina é o mesmo, ele sai de forma líquida da planta e se solidifica em contato com as moléculas do ar, o Breu Amarelo, também, vira uma pedra. Há muitas pessoas que as quebram e as ingerem, em quantidades baixíssimas, junto com os alimentos, visando a melhora da estrutura óssea e evitando a osteoporose, por exemplo. Todavia, ainda não há orientações sobre esse tipo de uso e os reais impactos da substância ingerida no organismo. Dessa forma, a indicação, ainda são os tratamentos naturais por meio da Aromaterapia, que são muito benefícios no tratamento de doenças e seus métodos são cientificamente comprovados.

Breu para violino

Entre os principais usuários do Breu estão os músicos. Isso porque a substância ajuda que os dedos tenham maior aderência as cordas, de forma que elas são puxadas na direção em que a pessoa desejar com mais facilidade e com o som desejado.

O Breu Pirastro é um dos tipos mais usados por instrumentistas no mundo. O tipo do Breu é o escuro e sua forma é mais dura, dando mais aderência e pouco ruído aos movimentos. Mas, no mercado há outras opções de cores e formas para usar, como o Óleo Essencial que proporciona melhores resultados e são fáceis de aplicar.

Se você é músico e deseja saber qual o melhor formato e cor para ser usada em seu instrumento de cordas, é preciso levar em consideração o local em que fará sua apresentação. Os mais claros como o Breu Branco, é uma ótima escolha para locais com clima mais seco e frio. Já os médios, como amarelo claro, são ideais para locais com clima moderado. E, por sua vez, os escuros, como preto, vermelho ou verde, são mais indicados para quem mora ou irá se apresentar em regiões litorâneas, por serem mais resistentes às mudanças climáticas. 

Breu em pó

Outra forma que você pode encontrar o Breu é em pó. Você mesmo pode o quebrar, moendo-o até chegar a pequenos farelos, ou comprá-lo assim. Da mesma forma que os músicos usam o Breu em suas performances, as bailarinas usam para a dança.

Geralmente, o Breu Amarelo é o escolhido para a tarefa de deixar as pontas das sapatilhas das bailarinas menos escorregadias. O uso pode deixar o chão da sala de ensaio um pouco grudento, porém, ajuda a manter a segurança dos dançarinos.

Breu com clara de ovo

Quando se fala nos tipos de Breu e seus benefícios, não podemos esquecer das receitas para dores e fraturas! Uma das receitas mais usadas pelas pessoas que sofreram uma queda ou trauma e sentem muita dor muscular ou nos ossos é o Breu com a clara de ovo. Isso porque a clara de ovo possui propriedades que auxiliam na reparação de músculos e quando consumida como alimento ajuda no desenvolvimento da massa muscular.

Agora, uma receita ótima para pessoas que possuem dores musculares é usar algumas gotas Óleo Essencial do Breu e misturar com a clara de um ovo. Depois, aplique na região afetada e deixe agir por alguns minutos. Afinal, o Breu possui propriedades anti-inflamatórias e relaxantes, o que amenizará as dores.

Se você quer saber mais sobre o uso o Óleo Essencial de Breu Branco continue a leitura. Nós te explicamos como o usar na Aromaterapia e seus benefícios na saúde física e mental!

Breu remédio

O Breu é muito conhecido como remédio contra doenças respiratórias. Mas, também pode ser usado para aliviar dores musculares pós treino. Agora, vamos te ensinar uma receitinha para diminuição da dor e, logo mais, te explicamos como usar Óleo Essencial no tratamento de doenças respiratórias. Vamos lá?!

Breu remédio caseiro

Para esta receita de remédio caseiro contra dores musculares, você vai precisar de:

  • Meia xícara de óleo de coco;
  • Duas colheres de cera de abelha;
  • 15 gotas de Óleo Essencial de Breu Branco;

Como preparar o remédio caseiro:

Em banho maria, esquente o óleo de coco e a cera de abelha, mexendo sem parar.  Quando os dois ingredientes estiverem completamente derretidos e a mistura homogênea, acrescente as gotas do Óleo Essencial de Breu Branco, sem esquecer de mexer bem. Depois, é só desligar o fogão e deixar esfriar. 

 

A consistência do remédio ficará mais dura, porém, ao entrar em contato com a pele derreterá. Se for sua primeira vez testando um remédio caseiro com esses ingredientes, deixe a mistura agir por cerca de 20 minutos em uma área pequena do corpo para perceber se há alguma reação alérgica.

Breu como usar

Antes de falarmos sobre como o Óleo Essencial do Breu é uma ótima forma de tratamento natural na Aromaterapia, vamos te explicar, um pouco mais sobre como você pode usar essa substância. Afinal, na consistência de líquida do óleo, é mais fácil de fazer a aplicação, tanto em tratamentos caseiros quanto nos instrumentos de corda. Porém, há pessoas que desejam dissolver a forma sólida e nós explicamos como fazer esse processo.

Como dissolver o Breu?

Caso seja seu primeiro contato com o Breu ou você tenha ganho o produto em forma sólida, pode estar se perguntando como transformá-lo em líquido para conseguir usá-lo. A primeira coisa que você precisa saber é que ele a pedra em seu estado natural ou industrializada, não se dissolve em água, mas em álcool e outras substâncias com propriedades parecidas, porém, geralmente, deixa resíduos na substância.

Para que você consiga dissolver de maneira mais fácil e sem os resíduos dos produtos químicos, a dica é pulverizar a pedra, transformando-a em um pó branco. Depois, coloque-a em banho maria. O pó irá se fundir e se tornará um líquido branco, viscoso. Mas, é preciso ter cuidado com a temperatura, pois quando muito elevada, poderá soltar uma fumaça no ambiente.

Breu Branco Óleo Essencial

Agora, que você já sabe sobre os tipos de Breu, de onde e como a substância é extraída e seus inúmeros usos tanto na construção como na saúde, chegou a hora de falarmos sobre o uso do Óleo Essencial Breu Branco e seus benefícios para a saúde. Primeiramente, vamos conhecer seus benefícios:

Óleo Essencial Breu Branco benefícios

A Aromaterapia é um método de tratamento natural cientificamente comprovado. Já vimos como o Breu Branco possui inúmeros benefícios e na Aromaterapia não é diferente!

 

Neste método, o Óleo Essencial Breu Branco é usado como cicatrizante e expectorante, por desobstruir as vias respiratórias, sendo benéfico para combater a bronquite, a tosse e dores de cabeça. Além disso, sua utilização é ótima por suas propriedades anti-inflamatórias antimicrobianas, estimulantes e analgésicas. Seu uso, proporciona uma limpeza física e energética no paciente e melhora o humor, ajudando a estimular a concentração.

O aroma do Breu Branco é natural e muito agradável. Na Amazônia, é muito usado em rituais religiosos.

Propriedades terapêuticas do Óleo Essencial Breu Branco

Já falamos um pouco das propriedades terapêuticas do Óleo Essencial Breu Branco usado na Aromaterapia. Mas, para que você tenha clareza de como ele é muito eficaz no tratamento natural de algumas doenças, confira no que mais suas particularidades são benéficas:

  • Difusão atmosférica para elevação espiritual;
  • Cicatrização de úlceras;
  •  Micoses cutâneas e nas unhas;
  • Cuidados paliativos em pacientes terminais. 

E então pessoal, essas informações foram úteis para vocês? Você ainda possuem alguma dúvida? Escrevam elas nos comentários que nós faremos de tudo para sanar seus questionamentos.

FONTES:

https://www.jardimetnobotanico.com.br/breu-breu-colofonia-resina

https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/breu

https://www.embrapa.br/documents/1355054/26025431/SITE+ARVORES_FICHA_63_Protium+heptaphyllum.pdf/fac39ad6-5e64-3ef0-cfb6-96ed642c9742

Este post tem 36 comentários

  1. Parabéns que conteúdo maravilhoso.
    Obrigado. André

    1. Gratidão, Vera! Continue acompanhando. Abraço perfumado!

  2. Existe tratamento para cordas vocais?

    1. Obrigado pela sugestão de conteúdo, Jerusa! Abraço perfumado

      1. Pode ser ingerido de acordo com a.regra de ouro?

  3. Adorei a receita com Clara de ovo!Vou usá-la!A Plumerya já tem o OE de breu para vender?

  4. Parabéns professor André que artigo maravilhoso!! Gratidão sempre por seu carinho e compromisso com as pessoas!!👏👏💕💕

    1. É um prazer, Sonia! Preparamos tudo com muito carinho e dedicação. Abraço perfumado!

  5. Se não tiver nenhuma reação alérgica, podemos usar diariamente por qto tempo para dores nos ombros? E podemos fazer uma sinergia com o Tea Tree?

      1. Boa tarde
        André Deus te abençoe sempre em nome de Jesus Cristo
        eu estou sem palavras
        é simplesmente maravilhoso tudo isso
        a minha avó era rezadeira e usava o breu com Clara de ovo para colocar nos pés de jogadores de futebol quando sofriam com alguma fratura
        Meu Deus isso é sensacional eu era criança hoje estou com 55 anos e sempre fui tratada com remédio caseiro e agora estou tendo a oportunidade de poder estudar e ter conhecimento de forma bem segura e de grande responsabilidade
        Gratidão André Deus te abençoe fica com Deus 👏👏👏👏👏👏🤗🤗🤗

        1. Gratidão pelo carinho e por compartilhar sua história, Marinete. Vamos juntos! Abraço perfumado

  6. Boa noite !
    Amei eu li, nossa amei que bom aprende coisas novas aliás da natureza.
    Não entendi muito como fazê-lo a virar pó como você explica.
    Amo seu trabalho e é um grande prazer , conhecer suas ideias.
    Att Rosana Batista

    1. Gratidão, Rosana!!! Continue acompanhando!
      Abraço perfumado

  7. Excelente artigo!
    Qual loja posso adquirir o Breu ?

  8. Gente do Céu ! Já ouvi falar do benefício do Breu para questões ósseas no caso de fratura, mais esse tanto de nomes atribuído ao mesmo não sabia. E o que mais me chamou a atenção é o tanto de benefícios que ele tem. Vou querer adquirir o OE dele.

    1. Incrível, né Neuzemi? A Aromaterapia é realmente encantadora e poderosa! Continue acompanhando. Abraço perfumado!

  9. Excelente. Top . O caso clínico também foi incrível. Não vejo a hora da plumerya ofertar cada vez mais OE tais como sálvia. Camomila Romana dentre outros.

    1. Gratidão, Suzana!!! Vamos juntos.
      Abraço perfumado!

  10. Gratidão, quanta riqueza natural, obrigada por partilhar conhecimentos!

    1. Gratidão, Maria! Continue acompanhando. Abraço perfumado!

  11. Ótima material!! Gratidão 🙏❤️🌟

    1. Gratidão! Continue acompanhando. Abraço perfumado!

  12. Caro André Ferraz,

    Obrigada pelo excelente conteúdo!

    Gostaria de saber se é possível dissolver a pedra breu branco (depois de derretido em banho-maria ) em álcool para tintura para fins de perfumaria?

    1. Oi, Rosane! Gratidão pelo carinho e sugestão de conteúdo. Abraço perfumado!

  13. Boa noite Andre!
    Seria possivel explicar como fazer pó de Breu, ou seja, como pulverizar a pedra de Breu, isso nao foi explicado no texto.
    Obrigada,

    1. Olá, Janice! Gratidão pela sugestão de conteúdo!

  14. Parabéns Prof. André. Eu te acompanho em todos os post e amo cada vez mais.
    Gratidão por postar conhecimentos.
    Agora uma dúvida: Modo de usar. Só nos difusores? Ou pode ser aplicado no local das dores diluido em OV? E qual OV é mais apropriado?
    Gratidão sempre! 🙏

  15. Boa noite professor André Ferraz !
    Que artigo maravilhoso!
    Gratidão por compartilhar tanta preciosidade de saúde natural!🙏🧡

    A Plumerya já tem o Óleo Essencial de Breu Branco?

    Amo ,é nao deixo de ler e estudar todos os posts que vc envia!!👏👏👏👏👏👍🙏🧡

    1. Olá, Dilene! Gratidão pelo carinho, é um prazer! Dê uma conferida no site da Plumerya, por gentileza: https://plumerya.com/ Abraço perfumado!

  16. Muito bom seu conteúdo! Vale a Pena Trazer Mais Pessoas
    pra Ler Sua Matéria, Ficou Show! Atraia Mais Pessoas para
    Lerem Aqui Suas Postagens! Comece Usar a plataforma
    GRATUITA do ‘TrafegoParaSite com br' ou pesquise no
    Google por ‘PortaLHeRo Como fazer Marketing Digital' e irá
    encontrar! Fica a dica pra vcs ai e seus leitores, obg

    1. Gratidão, Roberto!

Comentários encerrados.

leia mais

André Ferraz

Como recuperar a sensualidade

André, quais os óleos essenciais para aumentar a sensualidade? Eu recebo essa pergunta de inúmeras seguidoras! E por mais que algumas pessoas não se importem,

Leia Mais

Siga Nossas Redes Sociais

Viver de Aromas ®
CNPJ: 25.291.999/0001-04
Todos os direitos reservados

Fechar Menu