Breu Branco (Protium Heptaphyllum) – O Olíbano Brasileiro
breu branco

Breu Branco (Protium Heptaphyllum) – O Olíbano Brasileiro

O Breu Branco é uma resina de odor agradável e fresco. É fornecido pelo cerne do tronco da árvore  conhecida como Almecegueira ou Almescla (Protium hepytaphyllum).

É uma árvore nativa da Floresta Amazônica pertencente à família das Burseráceas, muito famosa também pela qualidade de sua madeira.

Seu óleo essencial é conhecido na Aromaterapia como o Olíbano brasileiro devido às suas propriedades terapêuticas semelhantes.

Suas numerosas flores são perfumadas e de cor creme. Seus frutos, que medem de 1 a 1,5cm de diâmetro, variam entre o esverdeado, amarelo e vermelho escuro.

Os frutos são muito aromáticos e muito apreciados pelos povos da floresta. A coleta é feita na Amazônia, no nordeste do Pará.

Seu tronco é fino em comparação ao das grandes árvores da floresta porém, pode crescer tanto quanto elas e atingir por volta de 30 metros.

Óleo-Resina

Todas as espécies de Protium exsudam por incisão do tronco uma óleo-resina de cor branco-esverdeada. Com aroma muito agradável, ela endurece em contato com o ar. O resultado é a almécega, resina de almescla ou simplesmente breu-branco.

A árvore expele esta resina naturalmente pelo tronco quando é danificada de alguma forma dentro da mata. A resina atua como parte do mecanismo de proteção a infecções de fungos e bactérias. Resumindo: a resina integra o sistema imunológico da planta.

É um tipo de resina usado na indústria de perfumes, farmacêutica e de defumação esotérica.

Do breu branco se extrai esta óleo-resina amorfa, com múltiplos usos pela indústrias. Pode ser utilizada para a fabricação de vernizes e tinta, calafetagem de canoas, combustor de fogo, cosméticos e repelentes de insetos.

Óleo Essencial

Já seu óleo essencial é usado pela Aromaterapia por ser cicatrizante e expectorante, anti-inflamatório e antimicrobiano. É também empregada para a limpeza física e energética. No humor, ela possui ação estimulante e ajuda a concentração.

Na medicina popular, gomas de óleo de resina desta planta são usadas para diversos fins, como, por exemplo, estimulante, analgésico, utilizado nas obstruções das vias respiratórias, bronquite, tosse e dor de cabeça.

Sua resina é macia e possui um aroma natural agradável tem vários usos na cultura local. O principal uso é como defumador e incenso em rituais religiosos. Muitos o chamam de ‘Olíbano Brasileiro’.

O óleo essencial comercializado com o nome de Breu Preto se refere à mesma espécie. É extraído na região da Chapada Diamantina e mantém as mesmas propriedades terapêuticas.

Propriedades terapêuticas:

– Difusão atmosférica para elevação espiritual ++++

– Cicatrização de úlceras +++

– Micoses cutâneas e nas unhas +++

– Cuidados paliativos em pacientes terminais ++++

Referências: UFPR.br / A Louca dos Perfumes Blog / Lorenzi (2008) Plantas Medicinais no Brasil.

Este post tem 2 comentários

  1. Gostei muito parabéns pelo seu trabalho maravilhoso com essências totalmente perfumadas

    1. Obrigado Cleide!

Comentários encerrados.

Fechar Menu