Benefícios do Óleo Essencial de Breu Branco

Benefícios do Óleo Essencial de Breu Branco

O Breu Branco é uma resina de cheiro agradável e fresco. É fornecido pelo cerne do tronco da árvore conhecida como Almecegueira ou Almescla (Protium hepytaphyllum).

O Breu Branco é uma árvore nativa da Floresta Amazônica pertencente à família das Burseráceas, que é muito famosa também pela qualidade de sua madeira.

Além do Breu Branco, a família Burseraceae compreende espécies de plantas consagradas na Aromaterapia como Mirra e Olíbano, além do famoso Palo Santo.

Inclusive por isso, o Breu Branco é conhecido na Aromaterapia como o Olíbano brasileiro devido às suas propriedades terapêuticas semelhantes.

Todas as espécies de “Protium exsudam” através de uma incisão do tronco uma óleo-resina de cor branco-esverdeada de aroma muito agradável. Essa resina se endurece em contato com o ar. Então, o resultado é a almécega, resina de almescla ou simplesmente Breu Branco.

A árvore expele esta resina naturalmente pelo tronco quando é danificada de alguma forma dentro da mata. Assim, a resina atua como parte do mecanismo de proteção a infecções de fungos e bactérias. Resumindo: a resina integra o sistema imunológico da planta.

A resina de Breu é usada na indústria de perfumes, farmacêutica e de defumação esotérica. Já na medicina popular, gomas de óleo de resina desta planta são utilizadas para diversos fins, como estimulante, analgésico, utilizado nas obstruções das vias respiratórias, bronquite, tosse e dor de cabeça.

O seu óleo essencial é usado na Aromaterapia por ser cicatrizante e expectorante, anti-inflamatório e antimicrobiano. Além disso, é também empregado para a limpeza física e energética. Já no humor, ele possui ação estimulante e ajuda a concentração.

O nome Breu deriva da escuridão, ou o inconsciente, e o Branco se refere à luz, à iluminação da consciência. Por isso, é um excelente óleo essencial para estimular a expansão da consciência.

O óleo essencial comercializado com o nome de Breu Preto se refere à mesma espécie e mantém as mesmas propriedades terapêuticas,porém é extraído na região da Chapada Diamantina.

Quais são as propriedades terapêuticas?

Por fim, as propriedades terapêuticas desse óleo essencial incluem:

– Difusão atmosférica para elevação espiritual;
– Cicatrização de úlceras;
– Micoses cutâneas e nas unhas;
– Cuidados paliativos em pacientes terminais. 

Quer aprender como tratar mais de 30 doenças com apenas 4 óleos essenciais? Clique aqui e assista a nossa palestra gratuita!

https://www.youtube.com/watch?v=7v4FS4of1G4

Se você quer conhecer ainda mais a Aromaterapia, baixe nosso e-book gratuito O Guia Completo da Aromaterapia.

Fechar Menu