Aromaterapia para melasmas e manchas escuras de pele

Aromaterapia para melasmas e manchas escuras de pele

Você sabia que 90% das pessoas que têm melasmas (manchas escuras de pele) são mulheres? As causas dos melasmas ainda são inexatas, porém os três principais fatores podem contribuir para isso:

1- O excesso de radiação ultravioleta e a falta de proteção verdadeira

Muitas pessoas acham que utilizando protetores solares convencionais é possível se proteger dos danos dos raios ultravioletas. A maioria dos protetores solares convencionais são lotados de substâncias químicas sintéticas com potenciais para piorar as melasmas e propriedades cancerígenas.

Para a proteção verdadeira, é necessário a utilização de chapéu, blusa fina de algodão e protetor solar natural com óleos essenciais e óleos graxos, e muita ingestão de água, sucos e saladas.

Assim o seu corpo tem uma reserva antioxidante para inibir os possíveis danos do excesso da radiação solar. O sol é seu amigo, lembre-se disso!

2- Alterações hormonais

As alterações hormonais podem contribuir para o aumento das manchas escuras, principalmente as ligadas ao estrógeno, um exemplo disso, é o desenvolvimento de melasmas na gestação.

Neste sentido, é necessário olhar a raiz do problema, se há uma alteração hormonal.  Na maior parte dos casos as alterações hormonais estão diretamente relacionadas aos melasmas.

Por isso é aconselhado o uso da Aromaterapia, como o óleo essencial de Sálvia Esclareia, Gerânio e Anis estrelado, sozinhos ou combinados em óleo vegetal carreador.

Também é recomendado a ingestão do óleo graxo de Groselha Negra, Prímula ou Borragem, pois ajudam a equilibrar a produção de estrógeno devido a presença do ácido gama-linolênico (AGL).

Outros óleos graxos indicados para equilíbrio hormonal é o OG Abacate e OG Semente de Abóbora.

3- Substâncias sintéticas tóxicas presentes em cosméticos

Cremes, hidratantes e produtos de beleza convencionais podem piorar ou sensibilizar a área que tem manchas escuras de pele.

É importante optar por tratamentos estéticos que prezam realmente pela saúde da pele.  É por isso que você precisa conhecer a Aromaterapia Integral Aplicada à Saúde da Pele e Emoções.

AROMATERAPIA PARA MELASMAS E MANCHAS ESCURAS DE PELE

Três estudos fantásticos indicam o potencial do óleo essencial de Vetiver.(1) Ele é eficaz no clareamento, no tratamento de rugas, cicatrização, fortalecimento do tônus da pele. Para inúmeros desequilíbrios de pele, o óleo essencial de Vetiver é uma excelente opção. Utilizado geralmente de 1 a 3% de concentração.

Outro óleo cientificamente comprovado para mancha de pele é o óleo essencial de Copaíba, rico em beta-cariofileno, substância que possui ação clareadora da pele.(2) Pode-se utilizar a 1 ou 2% de concentração.

Além desses dois, ainda temos os óleos essenciais ricos em acetato de bornila, Espruce branco, Espruce negro, Abeto Prata, e algumas outras coníferas.

Foi demonstrado que a substância química Acetato de Bornila, presente nesses óleos essenciais, possui ação clareadora da pele.

Exemplo de formulação:

15ml de Óleo Graxo de Jojoba (Simmondsia chinensis)

15 gotas OE Vetiver (Vetiveria zizanioides)

15 gotas OE Copaíba (Copaifera reticulata)

15 gotas OE Espruce branco (Tsuga canadensis) ou outro rico em ac. de bornila

Espalhar 3 a 5 gotas dessa mistura no rosto com a pele limpa, usar todos os dias a noite até melhoria palpável.

Muitas pessoas tratam as melasmas por anos e anos com dermatologistas e não conseguem resultados satisfatórios.

Usar os óleos essenciais integrando mudanças alimentares e emocionais gera resultados fantásticos!

Quer aprender como utilizar os óleos para tratar suas manchas escuras de pele? Baixe o e-book gratuito O Guia Completo da Aromaterapia!

Estudo 1) Research Article Effect of Vetiveria zizanioides Essential Oil on Melanogenesis in Melanoma Cells: Downregulation of Tyrosinase Expression and Suppression of Oxidative Stress

Estudo 2) Kim SH1, Lee SY, Hong CY, Gwak KS, Park MJ, Smith D, Choi IG. Whitening and antioxidant activities of bornyl acetate and nezukol fractionated from Cryptomeria japonica essential oil. Int J Cosmet Sci. 2013 Oct;35(5):484-90.

Estudo 3) Yang CH, et al. Inhibition of melanogenesis by β-caryophyllene from lime mint essential oil in mouse B16 melanoma cells. Int J Cosmet Sci. 2015 Mar 26.

Para saber como tratar mais de 30 doenças com apenas 4 óleos essenciais, assista a palestra gratuita disponível aqui!

Fechar Menu